Aprenda como limpar prata escurecida

 

Limpar a prata pode ser complicado, mas com as técnicas certas, é possível restaurar a prata oxidada. Para restaurar o seu brilho, existem alguns passos simples que você pode seguir. Neste artigo, exploraremos algumas das melhores técnicas para limpar joias de prata oxidadas e escurecidas para que possa voltar a exibi-las com orgulho.

 

As joias de prata são uma adição elegante e intemporal a qualquer guarda-roupa. No entanto, com o tempo, a prata pode ficar oxidada, escurecida ou manchada, deixando-a com uma aparência opaca e sem vida. Felizmente trata-se apenas de uma camada externa e não afeta a sua qualidade. Para que isso não aconteça, existem alguns cuidados que deve ter com as suas joias em prata, entre eles:

- Evite o contacto com produtos químicos como por exemplo perfumes, cosméticos, cloro de piscina ou produtos de limpeza;
- Retire sempre as joias quando lava as mãos ou toma banho;
- Guarde as suas joias de prata num local macio de forma a não riscar ou danificar as mesmas.

Apesar de todos os cuidados, a prata pode, ainda assim, começar a escurecer. Se isso acontecer, poderá recorrer a 2 tipos de métodos para limpar pratas:

 

 

Método 1: Limpar prata com sal

1 Despeje água quente numa tigela, apenas o suficiente para cobrir as joias que pretender limpar;

2 Acrescente sal e papel de alumínio cortado em pequenas tiras;

3 Mergulhe a joia nesta mistura e deixe descansar por 5 minutos;

4 Quando vir que o brilho da prata voltou pode retirar a peça da solução. Em água fria corrente, retire o sal da peça e seque delicadamente usando um tecido macio ou uma toalha de microfibra. Se ainda notar sinais de manchas, repita o processo até que fique limpa.

Mas atenção, se a joia tiver pedras preciosas, certifique-se de que elas não serão afetadas ao serem submergidas em água salgada. Essa solução é suave para a maior parte das pedras, mas se precisar de limpar joias finas com pedras caras, o ideal é dirigir-se a um profissional para garantir que as pedras não se estragam durante o processo de limpeza.

 

 

 Método 2: Limpar prata com pasta de dentes

1 Coloque a pasta de dentes num pano macio ou numa escova de dentes velha;

2 Sobre a parte escurecida, esfregue de forma suave. Depois de algumas passagens, a joia deverá brilhar novamente. 

3 Lave a joia com água fria. Caso haja zonas que ainda se mantenham oxidadas, repita todo o processo.